Sorte com dinheiro

Muita gente acha que não tem sorte com o dinheiro, ou que a falta de dinheiro é o problema e acreditam que ganhar mais dinheiro é a solução da vida delas…

Mas o problema vai além. É muito comum ver pessoas que ganhavam, por exemplo, R$ 1.000,00 receberem um aumento e passar a ganhar o dobro, e continuarem com os mesmos problemas de antes.

Isso acontece porque na verdade o problema mesmo não é falta de sorte, nem de dinheiro… É falta de conhecimento, de entendimento sobre o assunto.

SORTE COM O DINHEIRO

“As pessoas empobrecem muito mais pela falta de conhecimento do que pela falta de dinheiro. Pessoas que enriquecem dominam informações sobre investimentos, negócios e sabem que precisam construir ativos e itens que lhes gerem rendimento, não apenas gastos”.

– Thiago Nigro, do mil ao milhão.

Lendo esse trecho do livro Do mil ao milhão do Thiago Nigro ficou muito claro que existem muitas pessoas que são pobres por simples falta de conhecimento.

Vamos pensar num exemplo bem comum para entender…

Muitas pessoas acreditam que se você não tem uma casa própria é porque você não tem dinheiro, não tem uma vida boa o suficiente para ter uma casa própria e não “ter que viver de aluguel”.

Essas pessoas geralmente são as que acreditam que “casa própria é um investimento”.

Mas casa própria não é um investimento? 😮 

Não! Porque? Simplesmente porque se você comprou para morar nela, ela não vai te gerar nenhum tipo de renda, somente despesas como manutenção, condomínio, etc.  (A não ser que você alugue quartos da sua casa para terceiros, mas normalmente não é pensando nisso que você compra a sua casa própria). Ou seja: é um passivo.

A falta de entendimento sobre o assunto é tanta que tem gente que não quer morar de aluguel para não parecer “pobre”, mas quer “comprar” a casa própria fazendo um financiamento no banco, fazendo com que essa pessoa fique endividada pagando as parcelas acreditando que a casa já é dela (falta de conhecimento), sendo que enquanto você não quitar sua dívida, a casa não é dela ainda, mesmo ela achando que é… (Ai meu deus!)

É um senso comum que muita gente partilha, e que se cada um estudasse sobre o assunto antes de tomar decisões financeiras de alto impacto talvez menos brasileiros estivessem endividados e “apertados”…

No livro, o Thiago dá exemplos práticos e rápidos sobre esse caso específico, fazendo comparativos sobre comprar um imóvel financiado ou morar de aluguel enquanto junta o valor para comprar o imóvel posteriormente à vista. E a diferença é absurda!

É muito mais vantajoso investir seu dinheiro pra comprar o imóvel à vista no futuro. Mas as pessoas tendem optar pela solução mais rápida (o financiamento por exemplo).

Mas claro, cada um tem suas prioridades, e necessidades. Não da pra dizer que um jeito é certo e outro errado.

O que estou querendo mostrar é que as vezes a falta de conhecimento faz as pessoas tomarem uma atitude no modo automático por acharem que aquilo é o certo a se fazer porque é o que todo mundo faz.

Então vamos estudar mais antes de tomar decisões que podem causar grandes impactos nas nossas vidas!

Recomendo muito o livro do Thiago para quem quer começar a investir. Vou deixar o link para quem quiser adquirir o livro aqui embaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.