Minhas Anotações – Fórum Negócios 2019

Nos dias 08 e 09 de novembro de 2019 eu tive a oportunidade de ir ao Fórum Negócios 2019 aqui em Natal.

Eu filtrei tudo do fórum negócios 2019 que achei interessante, anotei e resolvi compartilhar aqui porque sei que é vai ser importante pra você!

Algumas palestras eu acabei perdendo ou não anotando, mas a maioria ta aqui

Então, se você perdeu o fórum negócios desse ano, ou não conseguiu pegar tudo, não anotou, aqui você vai pegar os pontos mais importantes, no meu julgamento.

Glebe Duarte – Como vender mais no Instagram

Organizar o perfil

  • Escolha um arroba que tem a ver com seu negócio, o mais clean possível.
  • Nome: Deve fazer relação com o seu nicho e fácil de ser encontrado e digitado. Vou acrescentar uma dica aqui: não use números no nome, tipo “fulano.21” (salvo marcas que possuem números no nome).
  • Ajuste seu conteúdo: O Glebe explicou e falou sobre o método AIDA (Atenção – Interesse – Desejo – Ação)
  • Feed: Use Vídeos, IGTV, o Glebe indicou alguns Apps para edições de vídeos: como o Inshot por exemplo, eu uso o Videoleap – os dois são excelentes.
  • Stories: Faça um bate papo com seus seguidores, gere engajamento, faça perguntas, testes pra usar o gatilho da gameficação, as enquetes servem para colher dados o público, jamais faça enquete do tipo “ sim, ou com certeza” isso não te diz nada sobre o público.
  • Live: precisa de boa internet se não mais atrapalha do que ajuda, tem que ter interação, falar com as pessoas, faça séries, divulgue com antecedência.
  • Gere conversões: Tire o seguidor do Instagram e leve ele pra onde você quer.

“Seguidor não paga boleto” – Glebe Duarte.

Enio Meinen – Cooperativismo Financeiro

O Enio Meinen deu uma ótima palestra sobre cooperativismo financeiro, ele faz parte do Sicoob, uma empresa sem funcionários onde todo mundo é dono, achei super interessante cada dado e estatística que ele revelou.

Mas não acho interessante e pertinente eu explanar aqui, pois não tenho domínio nessa área, minha sugestão é que você pesquise sobre as vantagens de uma cooperativa financeira.

Geraldo Rufino – O catador de Sonhos

“A profissão do futuro é ser um ser humano melhor” – Geraldo Rufino

Geraldo Rufino é autor do livro “o catador de sonhos”, esse livro ainda não li, mas já tá na minha lista!

Ele é atual proprietário de uma empresa de reciclagem de peças de caminhão, quando criança chegou a comer lixo, e trabalhava como catador de latinhas.

O que mais chama atenção no Geraldo, é o seu sorriso, alegria e capacidade de acreditar no Brasil e no povo brasileiro, ele exala paixão pelo país e inspira o patriotismo.

Ele conta que foi pra Harvard onde estavam ensinando sobre vendas e explicando que sorrir ajuda a vender, ele ri e acha engraçado, pois disse que já sabia disso desde criança.

Segundo o Geraldo “Harvard não tem porra nenhuma, a diferença dos americanos para os brasileiros é que eles acreditam”.

Rufino também ressalva a importância da mulher, e que todo marketing deve ser pensado na mulher antes, que observar a mulher gera muito resultados, pois “a mulher manda na porra toda”.

E ele com toda simplicidade e humildade dá uma verdadeira aula sobre gatilhos mentais em uma única frase ele resume tudo:

“Nós somos emocionais, aqui dentro tem um coração que bate, como em qualquer outro”.

Ele também falou bem resumidamente sobre formar equipe…

Mas deixa eu adicionar uma frase que aprendi, não lembro o autor, se alguém souber comenta ai em baixo…

“Quer ir rápido vá sozinho, quer ir longe vá acompanhado”.

Alberto Júnior – Como fazer milhões com vendas porta a porta

“Devemos entender o ciclo da compra” 

Alberto júnior é fundador do Grupo Life, e começou a vida como vendedor de porta em porta de seguro de vida.

Achei muito interessante essa frase que ele falou:

“Não existe pós venda, existe pré-venda futura”.

Seguindo a ideia que você deve nutrir o seu prospecto e futuro cliente.

Ele também apresentou um estudo sobre os tipos sanguíneos, e fala que é um dos pontos primordiais para contratação de equipe na sua empresa, segundo ele há um tipo sanguíneo bom em cada área específica do negócio.

Eu anotei alguns: 

Tipo B: Trabalha melhor sob pressão e é bom para abrir mercado.

Tipo O: Faz vendas, é o melhor vendedor.

Tipo A: Estratégico é bom para administrar, tem visão de longo prazo.

Outro assunto que ele abordou foi como fazer o cliente comprar, falou para apresentar 3 dores que ele vai ter caso ele não compre seu produto:

  • Dúvida
  • Insegurança
  • Medo

Ou causar as seguintes emoções:

  • Desejo
  • Necessidade
  • Motivo

Ele também mostrou 5 motivos que os clientes dão com prontidão para não comprar (objeções):

  1. Não gostei do produto
  2. Não gostei do preço
  3. Não gostei do atendimento
  4. Não é o tempo ainda
  5. (Fui no banheiro, não peguei hahaha)

Desfecho: Treine as objeções dos seus clientes, valide seu mercado, conte sua história, entenda quem é seu perfil de cliente ideal.

Juliana Albanêz – Pitch de vendas

A Juliana é autora do livro pitch de vendas, que é uma técnica ou conjunto de técnicas para atrair a atenção da pessoa e conquistá-la rápido, com velocidade mesmo.

O que é pitch?

  • Prender a atenção da pessoa rápido
  • Se vender em um curto espaço de tempo

Como?

  • Imagem: Primeiro impacto
  • Coerência: Venda o seu melhor produto primeiro
  • Relacionamento: Empatia e conexão

Dicas

  • Brevidade: Seja breve, o cliente não tem tempo
  • Estilo: deixar sua marca
  • Nicho: Nichos costumam vender mais.
  • Pergunte-se: Qual é o problema que eu resolvo?

“O pitch tem que ter um propósito, pois serve para gerar mais vendas da mesma pessoa no futuro” – Juliana Albanêz

Foque nos benefícios do produto não em especificações técnicas.

Lembre que o foco é no cliente.

Dirceu Simabucuru – Consequências da crise no nosso estado

Diretor da inter TV Cabugi, trouxe dados e estatísticas muito boas sobre as consequências da crise no nosso estado, quebrou alguns paradigmas do tipo “todo mundo está na internet”, mais de 98% ainda assiste TV aberta. Facebook e google anunciam na TV aberta nos EUA.

Dos dados e estatísticas apresentados, o que achei mais interessante e relevante foram:

  • A renda geral caiu, perdemos porcentagens gigantes de classe A e B
  • O consumo aumentou apesar da crise, porém na classe C e DE
  • A concorrência para vender para classe A e B aumentou MUITO

Ele desenvolveu o seguinte raciocínio lógico com base nesses dados:

Se o consumo aumentou na classe C e DE basta aumentar a oferta pra eles certo? Errado!

Esse público está muito mais educado e exigente, então não é só preço.

O Empresário hoje deve equilibrar qualidade, atendimento, e preço para atingir as melhores vendas”.

Eu cheguei a conclusão que: “pra vender pro pobre, deve-se fazer o mesmo esforço que para vender para o rico, porém com o preço que cabe no bolso dele”.

Mais alguns pontos interessantes:

  • Praticamente todas as classes sociais gostam de comer fora, porém A e B vencem nesse ponto
  • A porcentagem de pessoas que compram online ainda é pequena
  • Os pobres veem mais tv que os ricos (disparado)

João Kepler – Start Money

O João é investidor anjo e apaixonado por startups, autor do livro Smart money.

A palestra dele foi muito boa, mas vou ficar devendo o mérito a ele aqui, pois prestei muito mais atenção do que anotei, minha mão também já estava cansada hahaha

Mas vamos lá: 

Ele falou sobre a dificuldade de empreender no Brasil, e soltou a seguinte frase: 

“Quem empreende aqui, empreende em qualquer lugar”

E de fato, estava conversando recentemente com um amigo meu que mora em Vancouver no Canadá, e chegamos a conclusão de que o povo lá é mole pra empreender, porque lá tudo funciona tão bem…

Pega ai essas frases que anotei:

  • Por isso os brasileiros nesses lugares se destacam pois já estão acostumado a tomar porrada com força!
  • Não adianta vender muito sem gestão e sem margem
  • Faça as pessoas dependerem da sua marca
  • Só os visionários enxergam através do óbvio
  • Tudo começa com o porque
  • Informação não é conhecimento, conhecimento é a prática, o que você faz com a informação
    (Obs.:
    é por isso vemos tanto professor de economia pobre…)

Competência mais importantes no mercado atualmente

  • Competência emocional
  • Competência pessoal
  • Atitude
  • Otimismo
  • Feeling
  • Social
  • Servir
  • Liderar
  • Superação
  • Resolvedor Criativo
  • Anti-Frágil
  • Colaboração e Co-criação
  • Modo aprendizado on
  • adaptabilidade

“Sua ideia no power point é linda, quero ver no Excel, na prática e validada.”

A moeda mais valiosa hoje é “atenção” então, seja atraente.

Alfredo Soares – Vendas online

Hoje é sócio-diretor da VTEX, a maior plataforma de e-commerce da América Latina, com presença global em mais de 35 países.

“Vender coisa pequena e coisa grande dá o mesmo trabalho”

Você deve vender os interesses por trás do produto. Encantar, resolver o problema e entregar o intangível por trás da oferta.

  • “Empreender não é uma profissão, é um estado de espirito”
  • “Antes de você ser foda, você tem que ser feliz”
  • “Pensamento não gera fluxo de caixa”
  • “Nosso maior concorrente é a nossa mente”
  • “Não importa o que, mas pra quem”
  • “Tudo que a gente compra existe o intangível, trate de evidencia-lo”

Método de vendas: Atração | Nutrição | Conversão | Retenção.

“Taxa alta de retenção é melhor do que novos cliente”.

Alexandre Taleb

Consultor de imagem pessoal e empresarial em dresscode.

Pra quem estava na palestra, ficou conhecido como “o cara das meias pretas” hahaha.

Alexandre deu diversas dicas sobre estilo e vestimentas masculinas, e sobre a importância de se vestir adequadamente.

Pra mim esse é um ponto meio turvo, gosto de me vestir de forma bem caseira, mas fiquei com a pulga atrás da orelha para testar…

Algumas coisas que anotei da palestra:

  • O corte da roupa é o que mais importa na roupa
  • Você é visto pelo que você usa
  • Imagem é comunicação não verbal
  • O que você faz serve apenas como forma do que você acredita

Obs.: No dia seguinte vem o Thiago Nigro usando moletons pra dar uma palestra. 

Fica aí a dúvida no ar.

Augusto Cury

A palestra mais esperada da noite pela maioria, o Augusto é o fodão do desenvolvimento pessoal e da auto ajuda.

Frases da palestra:

  • “A vida é um contrato de risco”
  • “A maioria das pessoas de poder são dignas do poder”
  • “Quem vence sem riscos, triunfa sem glória”
  • “As maiores decisões do ser humano são de foro íntimo”
  • “Ninguém tem o poder de mudar ninguém”

Luis Guimarães – Como encantar o consumidor Digital

Especialista em inovações para pequenas e médias empresas, autor do livro Inove ou morra.

  • Preço alto não é o que faz perder cliente
  • O que faz perder clientes é o atendimento e o serviço
  • O cliente é a entidade mais importante do negócio
  • Todos podem ser substituídos, menos os clientes
  • Toda empresa foi feita pra um cliente
  • Um atendimento espetacular não é mais suficiente
  • Tente olhar as coisas por uma nova ótica

→ Sucesso do cliente ←

Focar no valor, no sucesso do cliente e não na venda do produto.

Esforço mínimo do cliente: Entregue conveniência e experiência EMOCIONAL.

Experiência emocional:

  • Criar pontos emocionais positivos
  • Vivência
  • Intenção
  • Atendimento
  • Sentidos

“Seja genial e extraordinário”

Edgar Ueda – Turnaround

Autor do livro Kintsugi – A arte de dar a volta por cima.

O corretor de imóveis que ficou rico e pobre mais vezes do que ninguém, o cara tem muita história pra contar…

Os 3 pilares do turnaround:

  1. Mudanças comportamentais
  2. Acumulo de competências
    Conhecimento que eu acrescentaria, que teriam me economizado MUITA grana se eu soube-se antes, na ordem de importância:
    • Habilidade com pessoas
    • Competências fiscal
    • Competências jurídicas
  3. Mindset expandido

“Você tem o poder de dar a volta por cima”

“Doadores ganham mais”

“Você é mais do que você se posiciona pra ser”

Como virar o jogo – Processo de mudança

  • Estado de aceitação
  • Estado de sofrência
  • Estado de antecipação

“Pare de ser especialista em começar algo e torne-se um especialista em finalizar o que começou”

“Se o feedback doeu, aceita que é seu”

“Seja um inconformado” 

Ben Zruel – Eu vou te ensinar a ser rico

Esse cara eu admiro muito, autor do livro Eu vou te ensinar a ser rico, começou na mesma empresa de MMN que eu, li o seu livro, e a palestra é praticamente um resumão do livro, e ele ensina uma coisa que todo mundo quer, ficar rico. 

Israelense com sotaque engraçado, mas dá um verdadeiro show no que promete.

→ Mentalidade é o que faz a diferença, aprenda o jogo ←

As armadilhas do mercado brasileiro

  • Consumismo
  • Facilidade em conseguir crédito
  • Péssima educação financeira
  • Juros abusivos
  • Sem orientação de como sair das dívidas
  • Legislativo que não protege o cidadão

4 pilares da educação financeira

  1. Mentalidade (afeta tudo)
  2. Administração financeira e padrão de vida correto (a maioria vive na corrida dos ratos)
  3. Sair das dívidas (dívida é o sintoma, o problema está nos 2 primeiros)
  4. Investimento

Não peça opinião da sua vida financeira a qualquer um, pensa assim: Fulano é rico? Não? Então ele não sabe de nada.

Filosofia dos ricos

  • Ganhar menos que gasta
  • Investir (gerar renda passiva)
  • Liberdade financeira

“Coitado é quem tem o que comer mas não tem sonhos nem objetivos”

“O verdadeiro rico é livre”

→ Pessoas felizes tomam decisões melhores ←

Silvia Patriani – Comunicação

Diretora do grupo Patriani, tem 18 anos de experiência no segmento de palestras.

Falou sobre o poder da comunicação, sobre linguagem verbal e não verbal.

“Comunicação é o que o outro entende” 

A primeira coisa é mais importante é entender isso, o único responsável pela comunicação é quem está querendo comunicar, se o outro não entendeu a culpa é sua.

  • 15% do sucesso é proveniente de skills
  • 85% da capacidade de conectar-se com outras pessoas e estabelecer relação de confiança e respeito

Porcentagem de relevância da comunicação

  • 55% Expressão corporal
  • 38% Expressão verbal
  • 7% Palavras

Lembrando que: não adianta nada focar apenas nos dois primeiros, se você não tiver conteúdo, ninguém vai te levar a sério.

É a soma dos 3, o conjunto de tudo que faz a diferença, então sim, você deve escolher as melhores palavras.

Pablo Paucar

Mentor de negócios e desenvolvimento pessoal.

7 passos para o próximo nível

  1. Modelo mental
  2. Clareza
  3. Disciplina
  4. Atividade
  5. Propósito
  6. Valores
  7. Servir

“Aquilo que é fácil de fazer é mais fácil ainda de não fazer”

“O problema não está em desejar o lucro, e sim em ser o único objetivo”

Alguns dados que vão te ajudar a melhorar sua empresa

  • 87% dos consumidores acreditam que o negócio é melhor quando tem propósito
  • Se o produto e a qualidade são parecidos o cliente segue o propósito
  • O propósito deve ser BEM comunicado
  • Marcas ligadas à inclusão vendem melhor
  • Propósito é a promessa da marca

Cliente é gente! o foco é primeiro no cliente e em resolver a vida dele, ajudá-lo a encontrar o que precisa.

Max Milhas

Max Oliveira, engenheiro de produção, já passou por empresas como Vale e Ambev, percebeu uma oportunidade e revolucionou o modo de comprar passagens aéreas.

Aparenta ser um cara bem humilde e sincero, ele trouxe erros que cometeu no seu negócio. (Sim! Todo mundo erra)…

10 Erros que cometeu no seu negócio

  1. Colocar o nome dele na empresa
  2. Sócio Desconhecido
  3. Desacreditar no negócio
  4. Começar sem nenhuma experiência como empreendedor
  5. Começar sem nenhum conhecimento do mercado
  6. Não criar um sistema pensando em todos os problemas 
  7. Achar que esta pronto antes da hora
  8. Tentar controlar tudo
  9. Demorar muito pra formalizar a cultura da empresa
  10. Não se apaixone loucamente pela sua marca

“Cultura é o comportamento das pessoas” 

Dicas do Max 

  • Propósito
  • intuição
  • Vesting
  • Contrate empreendedores
  • Esqueça as regras do mercado
  • Aprenda a corrigir rapidamente
  • Invista primeiro na equipe antes do marketing
  • Auto conhecimento

“Se não existisse impossível, até onde você poderia ir?”

Thiago Nigro – O Primo Rico

forum negocios 2019

Thiago Nigro eu o conheci no Youtube vendo vídeos recomendados ao assistir a Natália Arcuri, atingiu a liberdade financeira aos 26 anos ao vender uma empresa e trabalha hoje no Youtube como produtor de conteúdo no mercado financeiro.

Autor do livro Do mil ao milhão, sem cortar o cafézinho.

“Os campeões fazem até quando eles não querem” 

Conselhos de Bilionários que ele recebeu

  • Se você não está errando, algo está errado
  • Passarinho que acorda tarde, bebe água suja
  • Uns sonham com o sucesso, mas a gente adora acordar cedo para consegui-lo
  • Primeiro faça o necessário  depois o possível, quando perceber estará fazendo o impossível

3 pilares para conquistar a independência financeira

  • Ganhar mais
  • Gastar bem
  • Investir melhor

O Conjunto dos 3 gera riqueza.

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Abraço, e bons negócios!

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